Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem-Vindos!
Visualizar

Biografia

Ray Vieira , nasceu no dia sete de setembro de 1977 na cidade de São Simão, no estado do Maranhão. Trabalhou na sua infância no pequeno comércio de seu pai bem como no pastoreio do gado do sítio de sua família. Aprendeu a construir seus próprios brinquedos confeccionados com materiais como latas de embalagens, cordão, bambu, fibra de buriti, coco de babaçu, argila, buritirana, madeira, sobras de ferro e de sucata em geral. Com esses materiais teve a oportunidade de desenvolver a criatividade na elaboração de cavalo-de-pau, bolota, pião, varetas , carrinhos, gaiolas, fazendinhas, bonecos e chucho. As brincadeiras fizeram parte de sua infância, bem como o gosto pela arte, na qual tornou-se autodidata. Reproduzia e desenvolvia estórias em quadrinhos inspirados nos personagens Chico Bento, Homem Aranha, He Man e outros. Essa experiência possibilitou o desenvolvimento de seus primeiros trabalhos profissionais, ainda na sua adolescência. Criou máscaras gigantes de pierrôs e colombinas para o portal da passarela de samba do município de Rosário-MA em 1992. O sucesso levou-o a criar também os desenhos de modelos de balões juninos que decoraram a cidade durante a festa de São João do mesmo ano. Entre outros trabalhos desenvolveu vários desenhos que contavam a história do folclore regional. Sobre esses ricos desenhos foram aplicados os bordados de veludo para a confecção do “couro do boi”, pele que reveste a estrutura do “bumba-boi” de São Simão. “Couro do boi”, um de seus desenhos, foi utilizado como capa do CD de música “Bumba-boi de São Simão 98 – encontro de artistas”, gravado pelo estúdio Sonato de São Luís do Maranhão.

Em 1994, Ray Vieira mudou-se para São Paulo. Graduou-se em Ciências Contábeis na Faculdade Oswaldo Cruz em 2003. Finalmente, graduou-se em Artes Plásticas na Faculdade Paulista de Artes em 2006. Realizou em São Paulo sua primeira exposição de Pintura em Tela em agosto de 2004 no Espaço Cultural Oswaldo Cruz denominada “Arte para Todos”. Em maio de 2005 realizou a exposição “Primavera” no mesmo local. Realizou em 2005 a exposição “Lazer e Prazer” na galeria FRAG ART.

Ray Vieira desenvolve também habilidades na criação de esculturas em pedra sabão, concreto celular e terracota.

Atualmente Ray Vieira ministra projeto de artes plásticas na escola de período integral da Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo. Outrossim ministra disciplina de Artes no ensino médio “EJA”.

Ray Vieira desenvolve seus trabalhos em seu Ateliê localizado no bairro da Bela Vista em São Paulo.